Honda CBR 600RR 2008

Importada do Japão e hexacampeã mundial na categoria Supersport, a CBR 600RR 2008 já está disponível nas concessionárias Honda com novas cores e grafismos ainda mais arrojados. Consagrada pela sua potência e leveza, a motocicleta traz características como tecnologia avançada, alta performance e segurança.

Seus detalhes remetem as pistas de competição. A começar pela versão de cor vermelha que transmite forte identidade com a imagem esportiva da Honda, a cor preta que reforça a imagem urbana e sofisticada, além de manter a versão branca, transmitindo uma imagem chamativa.

Compacta e arrojada, a carenagem frontal é inspirada em elementos concebidos para favorecer a aerodinâmica dos carros de Fórmula 1, proporcionando maior captação de ar e alto desempenho. Denominado “Ram Air”, o sistema proporciona um maior fluxo de ar denso e frio, especialmente em alta velocidade.

Já com relação a iluminação, a CBR 600RR possui um conjunto óptico de lentes multi-refletivas com sistema “Line Beam” (proporciona forte e constante iluminação), resultando em harmonia estética do conjunto e em segurança ainda maior para o piloto, principalmente no uso noturno.

Para proporcionar a pilotagem mais esportiva e ao mesmo tempo confortável, o assento está 15 mm para trás e o guidão 10 mm para cima.

O painel de instrumentos totalmente eletrônico contém tacômetro analógico no centro. Além disso, possui dois displays digitais com excelente visibilidade de leitura da velocidade, hodômetro parcial e total, marcador de combustível e relógio.

Destaque também para o leve escapamento “Centre-Up” 4 x 2 x 1 com única saída sob a rabeta. Essa característica permite melhor capacidade para inclinação nas curvas e melhoria na aerodinâmica.

Motor: o mais leve e compacto na categoria 600cc
Concebido através das tecnologias aplicadas em modelos de competição, o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, de 599 cm3, quatro tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (4 para cada cilindro), arrefecido a líquido, é admirado pelos amantes de velocidade. Alcança potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque máximo de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm.

Este motor conta com o reposicionamento dos componentes do eixo primário, secundário e do virabrequim. Com isso, diminuiu o peso em 2kg, aumentando eficiência e desempenho. O motor é silencioso em qualquer rotação e pouca vibração.

A versão 2008 dispõe de sistema de injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência na combustão.

Entre os resultados alcançados por esse sistema de injeção eletrônica, está a rápida resposta ao comando do acelerador, resultando em potência. Com a combustão da mistura mais eficiente e com o auxílio do sistema de catalisador e do sensor de oxigênio, as emissões de gases poluentes são reduzidos. Isso faz o modelo estar em conformidade com o PROMOT (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Além disso, o motor é equipado com um sensor responsável em manter o ponto ideal da ignição, evitando a autodetonação do combustível. Caso isso ocorra (a autodetonação), o sistema automaticamente retarda a ignição na vela o tempo que for necessário para solucionar o problema. Esse componente também pode corrigir o uso de combustível com baixa octanagem, retardando instantaneamente o tempo de explosão até que qualquer sinal de combustão ou outro barulho desapareça.

Chassi: compacto e leve
Construído por meio de um sistema de fundição em alumínio sob pressão denominado FDC (Fine Die-Cast), o chassi é leve devido ao reduzido número de soldas, unindo apenas quatro seções fundidas.

O modelo recebe também a última geração de Amortecedor de Direção Eletrônico (HESD), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações e fácil maneabilidade em baixa velocidade. O sistema não está aparente, localizado próximo da mesa do guidão.

Extraída das competições, a suspensão dianteira é do tipo telescópica investida (Upside Down) e conta com o sistema HMAS (Honda Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores.

Já a suspensão traseira Unit Pro-Link isola por completo o chassi dos impactos e torções registrados durante a pilotagem. O braço oscilante é inspirado na moto de competição RC 211V, tornando o conjunto mais leve e rígido.

A CBR 600RR recebe pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara e rodas de alumínio de três pontas (aro 17″). Localizado sobre o chassi, o tanque de combustível tem capacidade para 18 litros.

Para assegurar eficiência nas frenagens, o freio dianteiro é composto por dois discos flutuantes e acionamento hidráulico. Enquanto que o traseiro dispõe de um único disco e acionamento hidráulico, com diâmetro de 220 mm e cáliper de pistão simples.

Quando o assunto é segurança, o modelo conta com o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). O sistema é responsável por proteger contra furto e a tecnologia aplicada é considerada um diferencial Honda. Trata-se da identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição. Assim, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, proporcionando segurança ao estacionar o veículo em lugares públicos.

Disponível nas cores branca, preta e vermelha, a CBR 600RR 2008 têm preço público sugerido de US$ 23.195,00 (ao câmbio de US$ 1 = R$ 1,7569 em 03 de janeiro de 2008 = R$40.751,00), base Estado de São Paulo e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.