Agora, são dois bicampeões. Novamente, a Express Release realizou sua consulta direta a estudantes de nível superior em todo o País para saber qual é o carro preferido da moçada. E o Volkswagen Fox levou a melhor de novo -já havia ganhado o concurso em 2007. Com este resultado, o modelo da Volkswagen passou a dividir o título de bicampeão com o Peugeot 206 -vencedor em 2005 e 2006. Esta foi a quarta edição consecutiva do concurso que, este ano, contou com a parceria do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.


Através do site Carro Universitário milhares de jovens em todo o País puderam votar em sete modelos: Chevrolet Celta; Fiat Palio; Ford Fiesta; Peugeot 206; Volkswagen Fox; Renault Sandero e o carro mais barato do Brasil, o M100 da Effa Motors. A lista dos automóveis concorrentes ao título de Carro universitário do Ano é montada a partir do preço, inferior a R$ 30 mil, e por serem os modelos de entrada das montadoras, ou seja, aqueles que atendem às necessidades básicas de jovens estudantes.

Como nas edições anteriores do concurso, só puderam votar estudantes maiores de 18 anos regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. A pesquisa foi realizada em forma de enquête e cada participante teve direito a votar apenas uma vez.

A escolha do Carro Universitário do Ano 2008 começou no dia 08 de dezembro e seguiu até 31 de janeiro de 2009. O Fox, vencedor da pesquisa, recebeu exatos 4,7 mil votos (31,3%), seguido do Peugeot 206, 3,4 mil votos (22,7%) e do Sandero, com 2,7 mil votos (18,2%). Este ano, 15 mil universitários de todo o País participaram do concurso, sendo esta, a primeira edição em que os votos femininos (60,3%) superaram os masculinos (39,7%).

O concurso Carro Universitário do Ano 2007 distribuiu prêmios aos participantes, como lap top, barraca, mochilas e livros. As publicações tratam de ícones do mercado automobilístico: o Fusca e o Maverick. Eu amo Fusca foi escrito por Alexander Gromow, um entusiasta da marca -fato reconhecido pela Presidência e Diretoria da Volkswagen do Brasil- que realizou vários feitos que dignificam o carro em níveis nacional e internacional. Criou o “Dia Nacional do Fusca”, efeméride não oficial, mas amplamente comemorada, o “Dia Municipal do Fusca” e lançou na Alemanha o “Dia Mundial do Fusca” data comemorada no mundo todo. Maverick: um ícone dos anos 1970 foi escrito por Paul William Gregson. Independentemente da formação acadêmica e de sua atuação profissional, Paul alimenta uma paixão pelo Ford Maverick desde criança, o que faz com ele esteja sempre com atividades ligadas ao assunto. É colecionador de veículos antigos, atuando como presidente e membro da Diretoria do Clube do Ford V8 do Brasil e associado ao Maverick Comet Club International (USA).