A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté realizará uma série de atividades comemorativas nesta sexta-feira (13/8), em celebração ao Dia da Volkswagen em Taubaté, que ocorre anualmente no 3º domingo de agosto. A data foi instituída em 2009 pela Câmara de Vereadores de Taubaté, a partir de decreto legislativo proposto pelo vereador Francisco Saad.

Como parte da programação, haverá uma exposição de banners pela fábrica destacando os pontos turísticos do Taubaté e a importância da Volkswagen para a cidade. Além disso, os restaurantes da fábrica também oferecerão aos colaboradores um cardápio especial comemorativo.

“Com essas ações, estamos mais uma vez agradecendo pela homenagem que a cidade de Taubaté nos dedicou. Para nós, é motivo de orgulho sermos reconhecidos pela comunidade taubateana”, afimou o diretor da fábrica de Taubaté, Frank Sowade.

Carro-chefe

Presente no município há 34 anos, a Vokswagen conta hoje com mais 5.000 empregados diretos e 3.000 prestadores de serviço no municío. A empresa também é a maior pagadora de salários e a maior fonte de arrecadação de impostos de Taubaté por meio do ICMS recolhido.

A fábrica da Volkswagen em Taubaté está entre as mais modernas unidades produtas de automóveis do Brasil, com tecnologia de ponta aplicada ao processo produtivo, sofisticado sistema de gestão e monitoramento ambiental e elevado grau de treinamento e qualificação de mão-de-obra.

A unida produz anualmente mais de 250 mil veículos, dos modelos Novo Gol (líder de vendas no Brasil há 23 anos consecutivos) e Voyage.

Sustentabilidade

A Volkswagen também se destaca pelos projetos sociais e ambientais desenvolvidos em Taubaté. Por meio da Fundação Volkswagen, em 2003, a rede municipal de ensino do município foi a primeira a receber o projeto de incentivo à leitura Entre na Roda, que forma multiplicadores de leitura e distribui baús de livros nas escolas.

Além disso, há 4 anos, os colaboradores da Volkswagen doam sua última hora de trabalho à organização social Projeto Esperança, que atende a crianças carentes do bairro Três Marias. As doações realizadas já somam mais de R$ 400 mil.

Na área ambiental, um dos destaques da Volkswagen em Taubaté é o sistema de tratamento e reaproveitametno de água, que trata, recupera e reaproveita a água consumida nos processos industriais da fábrica. Desde 2003, o sistema economizou mais de 1,5 bilhão de litros de água dos mananciais, o que equivale ao consumo de uma cidade de 50.000 habitantes durante um ano.

A Volkswagen também realiza desde 2007 em Taubaté um programa de recuperação de áreas verdes, responsável pelo plantio de mais de 10 mil árvores nas áreas externas da fábrica.