A Mahindra & Mahindra Ltd. (M & M), principal fabricante indiana de veículos utilitários, tem a preferência para aquisição de uma participação majoritária do fabricante sul-coreano, Ssangyong Motor Company (SYMC).

A Ssangyong possui em sua linha de produtos sete modelos de automóveis e SUV’s (2 sedans, quatro SUV’s e um MPV), além de uma fábrica de motores a gasolina e diesel. A empresa é um dos principais fabricantes sul-coreanos, tendo registrado 1,3 milhão de unidades vendidas apenas de SUV’s entre 1990 e 2009. A marca está presente na Europa, Rússia, América do Sul, Oriente Médio, África e Ásia. Fundada em 1962, a SYMC tem mais de 1.200 distribuidores em todo o mundo. A aquisição, quando concluída, manterá a operação das duas marcas de forma.

Segundo executivos da Mahindra, as marcas se complementam e o portfólio de produtos oferece uma oportunidade para criar posicionamentos de mercado distintos, com redes de distribuição em muitos mercados novos para as duas empresas. Há também uma oportunidade para introduzir uma carteira premium de SUVs no mercado indiano, fornecendo um novo caminho para o crescimento da Ssangyong e reforçar a posição de liderança da Mahindra.

“A Coréia é um dos principais centros mundiais de excelência no setor automotivo e Ssangyong traz consigo um rico legado de inovação e desenvolvimento. Mahindra e Ssangyong vão criar sinergias, que nos fará importantes players globais”, disse Anand Mahindra, vice-presidente e Diretor Geral, Mahindra Group.

“A Ssanyong tem grande capacidade tecnológica e estamos empenhados em alavancar essa competência, investindo em uma nova carteira de produtos Ssangyong para ganhar força nos mercados globais”, disse Dr. Pawan Goenka, presidente, Automotiva e do setor agrícola, Mahindra & Mahindra Ltd.

No Brasil, a Mahindra está presente desde 2007 com sua linha de utilitários montados em Manaus pela Bramont. São 3 modelos disponíveis: SUV, Pick up Cabine Dupla e Pick up Chassi.