Em vez de teorias acadêmicas, o contato com experientes profissionais da indústria automobilística. No lugar da sala de aula, um espaço interativo, aberto a discussões sobre o desafio de produzir e vender um novo automóvel. Assim é o “Renault Experience”, que chega, nos dias 17 e 18 de agosto, à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Neste período, os alunos darão um tempo na rotina escolar para mergulharem no mundo da Renault por meio de palestras e workshops do “Sandero Story”, que conta, a partir de um exemplo prático e real, os bastidores do desenvolvimento e comercialização do primeiro automóvel concebido pela marca fora do continente europeu.

Alunos de 27 cursos da UFSC devem participar das atividades multidisciplinares que o “Renault Experience” oferecerá, principalmente jovens das áreas de Engenharia, Comunicação, Marketing, Design e Administração. Entre os vários bate-papos que os profissionais da Renault do Brasil terão com os participantes do “Renault Experience” na UFSC, destaque para o minucioso processo de definição de um novo produto para o mercado brasileiro, que apresentará as principais pesquisas e aspectos levados em consideração para a escolha de um modelo e a sua adequação ao público consumidor – lista de equipamentos de série e opcionais, opções de cores e motorizações, níveis de acabamento, entre outros.

Palestra sobre o trabalho transversal realizado pelos profissionais de diferentes áreas da empresa, tais como design, engenharia e produção, será mais um dos temas debatidos no “Renault Experience”. Essa apresentação sintetizará o envolvimento e a ampla colaboração de profissionais dos mais variados departamentos da Renault no desenvolvimento e na produção de um modelo, no caso o Sandero, que atenda plenamente ao perfil e exigências do cliente brasileiro, além da preocupação contínua com os processos de fabricação e logística.

Entre os executivos palestrantes estão: Alain Tissier, Antonio Calcagnotto, Bruno Hohmann, Marc Barral e Marcelo Soares, todos experientes profissionais da Renault do Brasil.

Workshops também fazem parte da programação do “Renault Experience” na UFSC. Desta vez, haverá atividades sobre seis diferentes temas: “Design”, com Vincent Pedretti; “Qualidade”, com Ricardo Anders; “Processo de Fabricação”, com Marcelo Soares; “Meio Ambiante”, com Valdini Lopes; “Recursos Humanos”, com Ana Paula Camargo; e “4 P’s do Marketing”, com Bruno Hohmann.