A cada etapa da Stock Car, a Goodyear (www.goodyear.com.br) fornece às equipes da Copa Caixa e da Copa Montana cerca de 1300 pneus para serem utilizados durante os treinos e corridas. Cada equipe tem direito a dois jogos de pneus novos por etapa, que são utilizados de acordo com a estratégia de cada equipe para obter a melhor performance nas pistas. Normalmente, as equipes optam por utilizar pneus usados nos primeiros treinos livres, para acertar o carro, e quando ocorrem os treinos de qualificação, são colocados pneus novos para atingir o melhor resultado possível.

Mas e depois que os pneus se desgastam, o que as equipes fazem com eles?

Todos os pneus utilizados pelas equipes podem ser devolvidos à Goodyear para que a empresa dê o destino ambientalmente corretos dos mesmos. Entre as formas de reaproveitamento dos pneus estão: utilização como combustível alternativo para as indústrias de cimento, a fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis.

“Dentro da estratégia de Sustentabilidade da Goodyear, atuamos durante todo o ciclo de vida dos pneus, adotando melhores práticas desde a utilização de matérias-primas até o pós-consumo”, explica Miguel Dantas, gerente sênior de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Goodyear. “Na nossa parceria com a Stock Car, contamos com o engajamento das equipes e de toda a organização para dar o destino ambientalmente correto aos pneus”.

O serviço de recolhimento para reciclagem oferecido pela Goodyear é gratuito às equipes durante todas as etapas da Stock Car. O ponto de entrega é ao lado do caminhão da Goodyear, onde são realizados os serviços de troca, calibragem, balanceamento dos pneus.

Nas ruasAssim como na Stock Car, a Goodyear atua por meio da Reciclanip para realizar a destinação correta dos pneus inservíveis, tanto da linha leve quanto da linha pesada. Com 711 pontos de coleta, distribuídos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Reciclanip foi criada em 2007 pela Goodyear e outras fabricantes de pneus para administrar a coleta e reciclagem de pneus no Brasil, que já era realizada por meio do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis

Desde 1999, as indústrias locais destinaram corretamente mais de 1,7 milhão de toneladas de pneus, o equivalente a 342 milhões de pneus de passeio. Ao longo de todo o projeto, a Goodyear e as demais empresas já investiram cerca de R$ 143,6 milhões.

BALANÇO
Autódromo Internacional de Brasília – 16 de outubro

Ação social (sexta-feira – 14/10)
30 jovens da APAE de Brasília estiveram no camarote da Goodyear
Distribuição de kit com boné e camiseta, e bonecos do Zerinho Goodyear
Brincadeira com o Zerinho Goodyear

Volta rápida
O carro-madrinha da Goodyear foi conduzido pelo piloto Marcelo Tomasoni
15 pessoas convidadas pela Goodyear

Camarote (domingo)
50 convidados